sexta-feira, 30 de setembro de 2011

Pannacotta de mel e limão


Quem não gosta de uma boa sobremesa após as refeições????
Mais uma vez, eu particularmente não sou muito fã. Afinal de contas eu me empanturro de comida e acabo não deixando espaço para mais nada. Mas nada impede de eu me esbaldar de comer doce depois de algumas horas.
Na minha infancia meu apelido de familia era formiga atômica, não a toa, afinal de contas quem come no almoço arroz com cobertura de leite condensado??? Bizarro, né??? Mas me lembro que eu adorava e só comia comida se tivesse algum doce no prato. Depois acabei substituindo por frutas e agora eu só como-as separadamente.
A receita de hoje é muito fácil de fazer e fica uma delícia. É possível fazer de vários sabores diferentes usando vários tipos de frutas, mas peguei esta receita do programa de TV Receitas do Chuck que é feita de limão
Ai vai...

Pannacotta de mel e limão

Ingredientes
Panna cotta
2 colheres de chá de gelatina em pó (10 ml) ou 4 folhas de 2 g imersas em água fria.
1 ½ xícara de leite (375 ml)
1 ½ xícara de creme de leite com 35% de gordura (375 ml)
½ vagem de baunilha com sementes à parte
1 limão (tipo cravo) raspado e cortado em tiras grossas
½ xícara de mel (125 ml)
Fatias de limão para guarnecer

Caramelo de limão
1 xícara de açúcar de confeiteiro (250 ml)
2 colheres de sopa de manteiga (30 ml)
Suco de 1 limão (ver acima)
3 colheres de sopa de creme de leite com 35% de gordura (45 ml)

Guarnição
Supremo de limão

Modo de preparo

Panna cotta
Para a panna cotta: dissolva a gelatina em pó em ¼ de xícara (60 ml) de água fria. Deixe descansar por 3 minutos.

Coloque o leite e o creme de leite em uma panela. Adicione a vagem e as sementes de baunilha, as raspas de limão e o mel (guarde o suco de limão para o caramelo). Deixe ferver lentamente em fogo brando. Acrescente a gelatina e continue cozinhando por cerca de 2 minutos até estar completamente dissolvida. Retire do fogo e deixe as raspas de molho por 5 minutos.

Coe com uma peneira fina e divida em 4 copos. Leve à geladeira e deixe descansar por pelo menos 4 horas.

Caramelo de limão

Para o caramelo
Aqueça o açúcar de confeiteiro em uma panela em fogo brando por cerca de 5 minutos até derreter e dourar. Adicione a manteiga, o suco de limão e o creme de leite. Desligue o fogo e deixe descansar por 2 minutos.

Para servir
Sirva a panna cotta com a calda de caramelo de limão e o supremo de limão como guarnição.

Para ver o vídeo de como fazer clique aqui.
Mangia che te fa bene.

Nenhum comentário:

Postar um comentário