sexta-feira, 11 de maio de 2012

Fazer massinha caseira


Que criança não gosta de brincar de massinha?
E que adulto não acaba brincando muito mais que eles quando está com uma coisa molenga, macia e colorida?
Ou os filhotes pedem pra fazer alguma coisa, ou o mais comum é nos entretermos tanto com as modelagens concentrados, só pra mostrar pros pequeninos o quanto somos habilidosos e criativos.
De duas, as duas: Eles ficam mais fãs, e nós, mais orgulhosos de si. hehehe
O duro é quando o que é pedido não fica perfeito e a gente acaba ficando muito mais frustados que eles mesmos. Afinal, eles não querem que fiquem perfeitos, mas o mais importante é estar sempre juntos se divertindo.
Cá entre nós, as crianças são PHD´s em motivação. Se a coisa não fica lá uma belezura, eles se esforçam tanto no imaginário deles que acabam enxergando o que a gente realmente tentou fazer.
E os adultos que se acham mestres nessa arte de motivação. Quando aqueles rabiscos ao estilo Pollock que eles fazem representando alguma coisa, e dizem: "Olha papai (mamãe), eu desenhei você"... e a gente fala: "que lindo!!!! O papai (mamãe) é tão bonito(a) assim?"
Na verdade podemos ser mesmo. rsrsrs
Não é a forma que interessa, mas o que ele representa de verdade: coloridos (que pode significar que na cabeça deles somos cheios de vida), rabiscados (que pode dizer o quanto somos ativos) e criativos (sobre isso, na verdade é só um teste. Eles pensam: "coitadinho(a)... como ele passou no teste psico-técnico pra dirigir? Que medo...") hahahaha.
E para continuarmos com esse status, nada melhor que fazer sempre alguma coisinha juntos.
Passeios são legais, dar presentes podem alegra-los, brincar juntos pode diverti-los, mas fazer coisas juntos não tem preço.
E neste post vou colocar uma receitinha muito legal de como fazer uma massinha caseira. O melhor é que além de divertido, pode ser instrutivo, trabalhando os sentidos (tato, olfato, visão e audição).
Então lá vai.

Ingredientes:
 - 2 colheres de sopa de farinha de trigo
 - 1 colher de sopa de sal
 - 1 colher de café de água
 - 4 gotas de óleo (pode ser azeite, óleo de girassol, óleo de soja, até aquele óleo velho que guardamos pra reciclar - claro que você não joga o óleo que sobra da fritura no ralo, né?!!!!)
 - suco de saquinho (qualquer sabor), pode usar também um pouco guache ou colorifero de alimento, enfim, a quantidade é você que determina para alcançar a cor desejada.

ATENÇÃO: apesar a receita ser atóxica certifique que seu filho(a) não é alérgico(a) a nenhum dos ingredientes acima.

Preparo:
Coloque todos os ingredientes em um copinho e misture com uma colherzinha até perceber que a consistência já dá para pegar com as mãos sem esfarelar muito. Sove até atingir a consistência desejada e homogênea e pronto.
Caso esteja muito mole adicione mais um pouquinho de farinha de trigo. Caso esteja muito dura, adicione água.
Se quiser fazer bastante é só lembrar que a quantidade de farinha é o dobro da quantidade de sal, o resto dos ingredientes fica a seu critério.
O óleo serve apenas para dar um brilho parecido com aquelas massinhas industriais, mais brilhantes e lisas. Lembre-se que a quantidade deve sempre ser muito pequena se não vai ficar uma gosma melequenta na mão.
Para guardar é só botar num saquinho bem fechadinho ou um potinho com tampa pra não ressecar.

Enquanto separa os ingredientes é legal deixar a criança botar a mão na massa  e experimentar mesmo, para aprimorar os sentidos, reconhecendo a textura, o sabor, o cheiro o som que cada ingrediente tem.
O legal de usar suco de saquinho é porque além de ser gostoso, a massinha fica com cheirinho bom.
Vocês vão se divertir muito!!!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário