quinta-feira, 28 de julho de 2011

Bagunça criativa


Quem nunca fez bagunça?
Tem gente que começa desde pequenino, tem gente que começa um pouco mais crescidinho, e tem gente que mesmo depois de adulto ainda faz muita bagunça.
Mas existe várias perspectivas diferentes da bagunça como um exercício de criatividade, uma oportunidade para descobertas inusitadas, uma maneira de organização não padronizada ou até mesmo uma construção mental não linear. Tudo depende de como você quer enxergar a bagunça.
Por incrível que pareça existem pessoas que levam a bagunça a sério.
David Freedman um especialista diz que bagunça se relaciona com sabedoria e permite que a improvisação, a flexibilidade e a sorte de fazer descobertas felizes por acaso floresçam.*
Albert Einstein por exemplo era um bagunceiro. Veja algumas fotos tiradas por Ralph Morse da mesa de trabalho de Einstein.
No entanto, por melhor que seja o argumento, a verdade é que a bagunça em si mais atrapalha do que ajuda na maioria das situações.
Socialmente a bagunça é vista negativamente. E psicologicamente isso influi diretamente em nosso comportamento.
Diederik Stapel um psicologo que fez experimentos a respeito aumento dos estereótipos em relação a bagunça diz o seguinte: - ... seres humanos precisam de ordem. “Isto é baseado na idéia existencialista de que, no final das contas, a vida é um absurdo e muitas coisas ocorrem ao acaso. As pessoas não conseguem lidar com essa situação pois querem sentido, ordem, capacidade de prever. ... No final, todos nós, em maior ou menor grau, precisamos de ordem porque ela torna a vida manejável”**
Mas este post não é para fazer uma estudo em torno da bagunça, na verdade eu quero dar algumas dicas de como fazer a bagunça se tornar algo mais criativo e ao mesmo tempo direcionar a bagunça para uma situação controlável. E o melhor, você e seu filhinho(a) podem bagunçar e se divertir juntos.
Para não escrever mais vou colocar vídeos que falam por sí só. Ai é só você botar a criatividade pra funcionar e se divertir com seus filhinhos(as).
Boa diversão.












Nenhum comentário:

Postar um comentário