segunda-feira, 3 de dezembro de 2012

Um zoológico esquecido

Num estalo de lembrança de minha infância, recordei-me de um zoológico que ia a pé de casa. Tinha uns 3 anos de idade quando me mudei do Taboão da Serra e nunca mais passeei por ali.
Decidi então levar o Levi que hoje está com 3 anos e a Saori que tem 9 meses. Fui lembrando de alguns pontos de referência e cheguei no Parque das Hortências onde fica também o Zoológico de Taboão da Serra.
Foi nostalgico a chegada. E a expectativa de entrar novamente era uma emoção enorme.
Estava vazio, quase ninguém circulava por ali. O parquinho sem crianças, uma ou outra pessoa andando para ver os animais.
Continuamos o passeio e comecei a reparar que tudo ali estava bastante judiado, principalmente os animais. A estrutura fisica do local está precária, a falta de manutenção deixa claro de que a prefeitura não zela pelo espaço e pelos animais a muitos anos.
Araras, tartarugas, leões, tigres, macacos, jaguatirica, onça, cachorro do mato, pavões e outras aves estão a mercê do esforço dos funcionários que lutam para manter condições mínimas para a sobrevivência dos animais, enquanto a prefeitura parece que nem mesmo lembra que tem a obrigação de cuidar do Parque das Hortências e o Zoológico de Taboão da Serra.
Não justifica a não cobrança de entrada para não dar aos animais o mínimo de dignidade.
Preferia pagar e ter certeza que os animais que já estão privados de sua liberdade, tenham o mínimo de cuidados para que suas vidas sejam menos tristes.
Se não fosse o parquinho no final que deu ânimo para mim e as crianças, teríamos saído de lá desapontados.

Conhecemos pessoas ótimas e algumas crianças que divertiram nosso final de passeio pelo Zoológico.
Fiquei pensando se houvessem mais pessoas visitando o local e cobrando por melhorias, talvez a prefeitura se lembraria que tem um monte de animais dependentes da boa vontade de nossos elegidos.


É um descaso tremendo com os animais do Zoológico de Taboão da Serra.
Os animais estão famélicos, doentes, sujos e morrendo aos poucos. Os funcionários precisam fazer vaquinha para comprar comida para os animais.
Na declaração universal do
s direitos dos animais está escrito:

Artigo 1º 

Todos os animais nascem iguais perante a vida e têm os mesmos direitos à existência.

Artigo 2º 

1.Todo o animal tem o direito a ser respeitado.

2.O homem, como espécie animal, não pode exterminar os outros animais ou explorá-los violando esse direito; tem o dever de pôr os seus conhecimentos ao serviço dos animais

3.Todo o animal tem o direito à atenção, aos cuidados e à proteção do homem.
 
É um crime a forma que a prefeitura de Taboão da Serra está fazendo com os animais do Zoológico do Parque das Hortências.
A entrada do Zoológico agora é gratuita, mas isso só serve para mascarar o verdadeiro intuito de nossos políticos.
O não pagamento de entrada justificará que o zoo não tem condições de se manter e por isso deverá ser destruido.
O prefeito Fernando Fernandes do PSDB propôs a fechar o zoo e dar espaço para um anfiteatro.
O mesmo disse: "o local é ultrapassado, os animais estão sofrendo, passando fome" e por isso diz: "sou favorável a saída deles [animais]."
E pra onde vão estes pobres animais?
Muitos deles estão ameaçados de extinção e não podem ser introduzidos novamente ao seu habitat porque não se adaptariam e morreriam.
Vamos juntos fazer alguma coisa pelo zoológico!!!!!
O Parque das Hortência e o Zoológico de Taboão da Serra fica neste endereço:
Praça Miguel Ortega, 500 - Taboão da Serra - São Paulo
Telefone para contato: (11) 4787-3791
Entrada Gratuita

Um comentário:

  1. os governantes não lembram nem do povo que dirá dos pobres animais que não do votos para eles. Só nos basta se indignar com esta situação .parabéns pela sua atitude.

    ResponderExcluir