quarta-feira, 15 de junho de 2011

Sopa de mandioquinha com capim santo

Oi hoje vou postar mais uma receitinha.
Esta é de minha autoria. Fica muito gostosa e diferente.
Dá pra sentir todos os ingredientes no paladar. E juntos fica uma coisa incrível.
Este é bem fácil e rápido em menos de 30 minutos tá tudo pronto.
Ai vai então a receita.

Ingredientes

- 500 gramas de mandioquinha cortadas em cubinhos.
- 1 cebola média
- 1 colher cheia de manteiga
- 2 colheres de chá de raspas de limão
- 500 ml de chá de capim santo (ou erva cidreira)
- ½ potinho de caldo de legumes da Knorr (pode usar cubinho de caldo de legumes se preferir, use apenas 1/2)
- 1 colherinha de chá bem cheia de mel.
- sal, noz moscada e cheiro verde e cebolinha a gosto.

Preparo:

1 – Leve ao fogo 550ml de água e um macinho generoso de capim santo (pode usar saquinho de chá também, use 3) separe para mais tarde.

2 – Coloque a manteiga na panela, espere derreter e refogue junto a cebola, o alho e as raspas de limão.

3 – Coloque a mandioquinha, sal (use pouco, lembre-se que o caldo de legumes já é salgado) e a noz moscada (procure colocar pouco também, a noz moscada tem um sabor bem forte e se colocar muito ficará predominante) e mexa bem. Tampe a panela e refogue por cerca de 10 minutos, mexendo de vez em quando com uma colher de pau para não grudar a mandioquinha na panela.

4 – Acrescente agora os 500 ml  de chá de capim santo, ½ potinho de caldo de legumes (ou 1/2 cubinho de caldo de legumes) e a colher de mel, mexa bem até dissolver o mel. Tampe a panela e cozinhe por mais 10 minutos.

5 – Apague o fogo e pegue um liquidificador e bata tudo até que fique homogêneo. Volte a panela, e acrescente o cheiro verde e a cebolinha picadinhos.

6 – Pegue alguns pães integrais corte em  vários formatos e coloque no forno para fazer pequenas torradinhas. Para cortar eu uso os brinquedinhos de encaixar do meu filho como disse na receita anterior. E os pães eu uso os deliciosos pães caseiros e dos meus amigos da família Saad. Eles fazem vários, de beterraba, cenoura, tomate de grãos, etc.  Mas você também pode colocar crótons se preferir.

7 - Para enfeitar também eu usei espinafre cru cortado em tirinhas, fica muito bom.



Espero que gostem da minha receita

Bom apetite!

Nenhum comentário:

Postar um comentário